Psicologia

A intervenção psicológica na criança, adolescente e adulto, tem como objectivo comum a promoção da saúde, do equilíbrio e do bem-estar psicológico que se irá reflectir em todas as áreas da vida do sujeito. Através de práticas profissionais qualificadas assentes no compromisso e responsabilidade, disponibilizamos serviços nas seguintes áreas:

  • Avaliação Psicológica
  • Acompanhamento Psicoterapêutico
  • Apoio Psicopedagógico
  • Reeducação da dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia
  • Programa de Estimulação Cognitiva
  • Consulta de Gravidez e Puerpério
  • Psicologia forense em sede de processo cível

 

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica permite-nos aceder ao funcionamento psíquico da criança, adolescente ou adulto e identificar perturbações psíquicas específicas (emocionais, neurológicas, de desenvolvimento, etc.). Para esse fim, utilizam-se metodologias que, entre outras, englobam provas de desenvolvimento, provas de inteligência, escalas clínicas e testes projectivos.

A avaliação psicológica é realizada em 4/5 sessões, incluindo a elaboração de um relatório final.

 

Acompanhamento Psicoterapêutico

A psicoterapia implica um trabalho de compromisso realizado com base na relação estabelecida entre o psicólogo e o sujeito. Através da utilização de técnicas específicas adaptadas às necessidades e idade do sujeito, pretende-se aceder às suas ansiedades e angústias, facilitar a elaboração dos sentimentos e emoções de modo a aliviar o sofrimento psíquico, restabelecer o equilíbrio interno e evitar o retorno das causas do mal-estar.

 

Consulta de Gravidez e Puerpério

A psicoterapia com grávidas e puérperas tem como objectivo  facilitar a integração da mãe nesta nova fase e de sentimentos negativos associados, equilíbrio de expectativas adequadas quanto a si própria, ao bebé, companheiro e a esta etapa da vida, promover o suporte social e auto-eficácia perante as dificuldades, redefinir o papel familiar na família aumentada e gerir as alterações corporais.

 

Psicologia forense em sede de processo cível

No foro cível a psicologia da justiça tem como objetivo aceder ao funcionamento psíquico da criança e do adolescente, no que diz respeito à sua personalidade, sintomatologia e dimensões emocional e cognitiva. Efetuamos a avaliação e intervenção psicológica e elaboração de relatórios periciais forenses, da criança e dos progenitores, da interação familiar e competências parentais para mediação e resolução de responsabilidade parental, aferimos o nível de desenvolvimento da criança, regime da residência, avaliação de maus tratos, negligência, violência e abuso sexual.