Avaliação / Terapia do Processamento Auditivo Central

O que é a Perturbação do Processamento Auditivo (PPA)?

A Perturbação do Processamento Auditivo é uma disfunção no sistema auditivo que afeta a capacidade de reconhecer e interpretar corretamente os sons. Ou seja, mesmo apresentando uma audição normal a criança tem dificuldade em atribuir significado aos sons que escuta.

 

Como se manifesta?

Entre muitos sintomas, e variando de caso para caso, uma criança com PPA costuma:

  • ser muito distraída;
  • sentir-se incomodada em ambientes barulhentos;
  • solicitar frequentemente a repetição das informações que ouve;
  • ter dificuldade em acompanhar uma conversa quando várias pessoas falam ao mesmo tempo;
  • manifestar dificuldades na oralidade e na escrita;
  • apresentar dificuldades em memorizar a informação;
  • trocar muito as letras.

 

Que factores podem causar esta disfunção?

A falta de estímulos sonoros durante a infância está, normalmente, na origem desta disfunção. No entanto, os especialistas apontam outras causas, entre elas:

  • histórico de otites na primeira infância;
  • alterações neurológicas (como doenças degenerativas ou epilepsia);
  • problemas alérgicos e respiratórios (como sinusites ou rinites);
  • baixo peso ao nascer;
  • permanência na incubadora;
  • perda auditiva neurossensorial nos primeiros anos de vida.

 

Tratamento:

1. O diagnóstico é possível a partir dos seis anos e a probabilidade de sucesso do tratamento é elevada quando a disfunção é diagnosticada atempadamente.

2. Os exames são realizados por um audiologista e posteriormente a criança é encaminhada para um terapeuta da fala, que realiza actividades específicas de treino auditivo.

3. Durante o tratamento ainda podem estar envolvidos outros profissionais de várias áreas, como professores, neuropediatras e psicólogos.

 

Números:

5% das crianças em idade escolar sofrem desta perturbação, segundo a associação americana ASHA, que estuda os processos da fala, linguagem e audição.

80% das crianças com dificuldades de aprendizagem apresentavam alterações no processamento auditivo central, é o que diz o estudo publicado pelo Journal of Pediatric Otorhinolaryngology.

 

Fique atento ao seu filho…

… e tenha em conta se:

  • demora para aprender a falar;
  • demora muito para conseguir aprender a ler e a escrever;
  • distrai-se facilmente (curtos períodos de atenção);
  • têm dificuldades em estabelecer relações sociais (muito agitado ou, pelo contrário, isola-se muito);
  • tem dificuldade em memorizar informação auditiva.