O fim das férias das nossas crianças aproxima-se.

Quase três meses de liberdade, sem horários escolares para cumprir, livros para estudar ou ambiente escolar a envolver os nossos filhos. Houve tempo para estar com os pais e a família, os amigos, fazer programas, mergulhos no mar ou na piscina, jogos, parques e passeios.

Mas… a escola espreita ali para os inícios de Setembro.
Nós e eles sentimos aquela angústia própria do «foi bom, mas acabou-se». E agora? Como transmitir boa disposição, boa energia e vontade para os próximos dez meses?

A vida é feita de ciclos, necessários para desenvolver capacidades e a nossa multiplicidade face aos desafios. Tente passar aos seus filhos que se as férias durassem para sempre, não se chamariam «férias» e perderiam o sabor de o ser. E o facto de regressar à escola é bom para mudar rotinas e para aprender coisas novas, rever os amigos da escola, conhecer novos colegas e professores, estrear os cadernos e livros novos (ou voltar a aprender outra vez porque o ano passado não correu bem…).

Aos poucos, nestes últimos dias de diversão, tente sem pressionar, em dez minutos, ir introduzindo alertas para a nova fase que aí vem, adaptando hábitos. Mas deixe-os aproveitar ao máximo os últimos mergulhos, brincadeiras, partilhas com os amigos, programas de última hora.

Os pais devem sentir-se agradecidos por esses momentos existirem nas vidas deles. E vamos todos para casa com o coração repleto e cheios de vontade de recomeçar o trabalho (para os pais) e a escola (para os filhos). E não se esqueçam: tragam as conchas e as pedras para uma decoração especial… assim, em tom de recordação deste verão 2017.

Boa Vida!

Fim da Férias - Gadic

Isabel Branco

in Zenitude, a walk to inner peace.